sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Lição 10

A SEGUNDA TÁBUA Durante a vida de nosso Senhor Jesus aqui na terra, ele conviveu com homens de todos os tipos. Havia aqueles que o aceitaram como seu Salvador e confiaram nele desde o começo. Havia outros que riam dele e de seus ensinamentos. Outros ainda, sempre que o encontravam, lhe faziam perguntas, uns para aprender coisas novas, outros para ver se Jesus era capaz de responder, e para confundi-lo, se possível. Certa vez alguns homens muito estudados lhe perguntaram: "Mestre, qual é o grande mandamento?" (Mateus 22.36). E Jesus lhes disse que o primeiro grande mandamento é AMAR A DEUS DE TODO O NOSSO CORAÇÃO, DE TODO O NOSSO ENTENDIMENTO E DE TODA A NOSSA FORÇA, e o outro grande mandamento é AMAR AO NOSSO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS (Marcos 12.30,31). Como o mundo seria feliz se sempre tratássemos bem aos outros, e se os amássemos como nós amamos a nós mesmos! Nenhum de nós gosta de maltratar a si mesmo, de passar fome, de machucar-se... A segunda tábua são os sete mandamentos restantes. Todos eles dizem respeito ao amor que nós devemos ter pelo nosso próximo. O nosso próximo são todas as pessoas que estão em nossa volta: os nosso pais, os nossos irmãos, os nossos parentes, vizinhos e amigos, enfim, todas as pessoas do mundo. Mesmo aquelas que eu não conheço e nunca vi na minha vida. Eu devo amar a todos. Sozinho eu não sou capaz de fazê-lo, por isso eu devo pedir constantemente a Jesus que esteja comigo e me faça forte na fé, para que eu possa fazer a santa vontade de Deus e cumprir os seus santos mandamentos, amando ao meu próximo como amo a mim mesmo. "Se guardares os meus mandamentos, permaneceis no meu amor, assim como também eu tenho guardado osmandamentos de meu Pai, e no seu amor permaneça".João 15.10 Vamos escrever o restante dos Mandamentos aqui: O quarto mandamento diz: "HONRARÁS A TEU PAI E A TUA MÃE, PARA QUE VÁS BEM E VIVAS MUITO TEMPO SOBRE A TERRA." Sermos filhos bons e obedientes é agradável a Deus. O quinto mandamento diz: "NÃO MATARÁS" Sempre que estamos maltratando o próximo de qualquer modo, e sempre que estamos querendo prejudicá-lo em sua vida, estamos cometendo pecado contra o quinto mandamento. O sexto mandamento diz: "NÃO COMETERÁS ADULTÉRIO" Todos devem considerar o casamento uma coisa santa e viver uma vida pura e boa aos olhos de Deus. O sétimo mandamento diz: "NÃO FURTARÁS" Tudo aquilo que não nos pertence deve ser respeitado, e não devemos pegá-lo para nós. O oitavo mandamento diz: "NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO CONTRA O TEU PRÓXIMO" Devemos tratar ao nosso próximo como a nós mesmos, não lhe dizendo coisas más, nem falando mentiras a seu respeito. O nono mandamento diz: "NÃO COBIÇARÁS A CASA DO TEU PRÓXIMO" Quantas vezes acontece na vida, que as pessoas fazem de tudo para conseguir ficar com propriedades que não lhe pertencem! E, às vezes, fazem as coisas de tal modo, que parece justo o seu procedimento. Deus, que vê tudo, toma conhecimento destes pecados também. O décimo mandamento diz: "NÃO COBIÇARÁS A MULHER DO TEU PRÓXIMO, NEM OS SEUS EMPREGADOS, NEM O SEU GADO, NEM COISA ALGUMA QUE LHE PERTENÇA". Está bem claro que é pecado a gente ter inveja das coisas que não nos pertencem e querer tê-las para si. Se tivermos o que comer e vestir, devemos dar graças a Deus por isso. Peça a Deus que o faça reconhecer as enormes bênçãos que continuamente derrama sobre você, sobre toda a sua vida e sobre toda a sua família. Peça a Deus que o afaste das tentações e dos pecados contra os seus santos ensinamentos.
Teste sobre a lição número10
Top of Form 1
1- Os mandamentos da Segunda Tábua falam do amor...A) a DeusB) aos anjosC) ao próximoD) a Jesus
2- O meu próximo é:A) Somente uma pessoa ricaB) Qualquer pessoa que precisa de mimC) Somente uma pessoa pobreD) Somente uma pessoa doente
3- Não furtar é qual mandamento?A) Quinto mandamentoB) Sexto mandamentoC) Sétimo mandamentoD) Oitavo mandamento
4- Marque a afirmação certa:A) Eu não sou capaz de cumprir os 10 mandamentosB) Eu sou capaz de cumprir sozinho os mandamentosC) Eu não preciso respeitar o que é do meu próximoD) Uma mulher da Rússia não é o meu próximo

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Ministro do Evangelho no Cargo de Pastor, Conferencista Internacional, Mestre em Teologia. Pastor Presidente da Igreja Assembleia de Deus As Boas Novas.